iG São Paulo

O bolo fofo é uma ótima opção para um cafezinho da tarde, mas como fazer o bolo perfeito? Veja dicas e receitas

café da tarde combina com doce, e nessa ocasião nada melhor do que apostar no bom e velho bolo fofo para agradar a todos. Seja qual for o sabor, ele sempre é um bom acompanhamento.

O problema é que muitos pessoas acabam errando no ponto. Então, como acertar em cheio na hora de fazer o bolo fofo? O chef Leonardo Carvalho ensina passo a passo para o seu café da tarde ficar ainda mais agradável. 

+ Receitas de bolo simples para adoçar sua vida

Bolo fofo: chef dá dicas para acertar em cheio na hora da receita

Bolo fofo: aprenda a acertar em cheio

Foto: shutterstock/Reprodução


1- Para começar, você precisa separar todos os ingredientes necessários e deixá-los em temperatura ambiente. Depois que estiver tudo separado, deixe o forno pre-aquecento em 180 graus e unte a forma.

2 - Como as receitas normalmente pedem medidas caseiras (xícaras, colheres, copos), você precisa colocar os ingredientes nesses medidores sem apertá-los. "Passe uma faca por cima para nivelar", explica o chef.

3 - Você vai precisar peneirar os itens mais secos, como farinha de trigo, açúcar e fermento, e depois colocá-los em uma tigela. "A cada duas xícaras de farinha de trigo, troque meia xícara por amido de milho. Esse truque simples vai garantir que o bolo fique mais fofinho".

4 - Bata a margarina e o açúcar na batedeira até formar um creme esbranquiçado e depois acrescente os ovos e os ingredientes conforme manda a receita, mas não bata a massa exclusivamente na batedeira. "Se a receita pedir clara em neve, coloque-a apenas no final, mas antes do fermento", conta Leonardo. Faça movimentos de baixo para cima para incorporar as claras à massa. 

+ Segredos do pão-de-ló

5 - É importante agitar o fermento antes de usá-lo, pois isso faz com que todos os seus componentes se misturem.

6 - Leve o bolo ao forno, e não abra o utensílio durante o cozimento. "Abrir o forno antes de 15 minutos de cozimento pode fazer o ar frio entrar e o bolo não crescer", segundo o chef.

7 -  Depois do tempo indicado na receita, fure o bolo com um garfo ou palito para ver se está cozido por dentro. Cuidado, não faça isso antes de 30 minutos, ou o bolo pode ficar mais baixo.

8 - Depois de tirar o bolo do forno, deixe sobre o fogão. Colocar a assadeira diretamente em um lugar frio pode fazer a massa murchar por conta da mudança de temperatura e continuar no forno pode ressecá-lo.

9 - Na hora de desenformar o bolo, espere até que ele esfrie e balance a forma de um lado para o outro antes de fazer o procedimento. O bolo fofinho pode quebrar se for desenformado quente.

Agora, que tal testar as dicas? Para isso, separamos 5 receiras de bolo que vão deixar seu café da tarde ainda mais agradável.

Bolo inglês com maracujá

iG São Paulo

Você é daqueles que não dispensam uma boa massa, mas não muito bem como fazer uma lasanha? Separe massa, molho e uma carne e mãos à obra! Veja lista com 5 receitas

Para quem aprecia uma boa massa, a lasanha é um prato cheio. Além de ser uma delícia, ela permite uma grande variedade de recheios e molhos. E então, você sabe como fazer lasanha?

+ Micro Sobrevivência: Lasanha de berinjela com a MariMoon

A receita não é tão simples quanto a de um macarrão, por exemplo, mas a gente te ajuda. Separe massa, molho, carnes e mãos à obra! Se você não sabe como fazer lasanha, aprende com 5 receitas diferentes que ficam prontas em uma hora.

Lasanha à bolonhesa

Como fazer lasanha? 5 receitas simples e gostosas para você arrasar na cozinha

Não sabe como fazer lasanha? Aprenda

Foto: Divulgação


A mais tradicional das receitas de lasanha é com molho à bolonhesa, feita a base de carne moída, molho branco, queijo parmesão e mussarela.

Para o preparo você precisará, além dos ingredietes base, de: azeite, cebola, alho, tomate, purê de tomate, água, orégano, sal, pimenta-do-reino e salsinha. Para o molho branco, separe manteiga, farinha de trifo, leite, noz moscada, massa de lasanha seca e mais sal. 

Lasanha de frango

iG São Paulo

Não subestime o poder do micro-ondas: Filipe Nascimento ensina a preparar receitas sem acender o fogão

A coluna desta semana de Filipe Nascimento prova mais uma vez o que nosso especialista já exibiu por aqui: bolo combina, sim, com micro-ondas. Muita gente pensa que esse doce não cresce e nem fica fofinho quando feito no utensílio. Não é nada disso. 

Micro Sobrevivência: aprenda a fazer bolo fácil de cenoura e chocolate

Aprenda a fazer bolo fácil listrado de cenoura e chocolate no micro-ondas

Foto: Reprodução/Micro Sobrevivência


Filipe já fez um bolo de refrigerante de laranja que ficou até com uma coberturazinha por causa do gás da bebida. Agora, ele ensina um bolo fácil que é um clássico: cenoura com chocolate. São duas massas e uma ganache para cobrir e rechear esse bolo listrado. Veja o passo a passo e todas as dicas de preparo do nosso colunista no vídeo e a íntegra da receita abaixo: 


Base para os bolos:

2 xícaras de farinha de trigo
3 ovos inteiros
1 xícara de óleo
2 xícaras de açúcar
1 pitada (1 colher de café) de fermento em pó

Bolo de chocolate:

Além dos ingredientes acima, adicione 6 colheres de chocolate em pó. Misture todos os ingredientes até virar uma massa homogênea. Leve ao micro-ondas por 18 minutos na potência média. Após esse tempo, desligue o aparelho e deixe o bolo lá dentro por mais 18 minutos.

Bolo de cenoura:

Além da base, coloque 3 cenouras médias cortadas em rodelas e batidas no liquidificador. Junte esse creme aos demais ingredientes e misture também até obter uma massa homogênea. O tempo de preparo é igual ao bolo de chocolate: 18 minutos na potência média e 18 minutos de descanso.

Bolo de cenoura no forno

Ganache

1 caixa de creme de leite
200 gramas de chocolate meio-amargo

Pique o chocolate e junte, em um bowl, com o creme de leite. Leve ao micro-ondas por dois minutos ou até derreter o chocolate. Deixe descansar.

Ganache: o creme de chocolate para recheios e coberturas

Montagem

Espere os dois bolos esfriarem e desenforme. Corte-os em pedaços iguais. Em uma outra travessa, intercale uma fatia de bolo de cenoura e uma de chocolate até o fim das massas. Coloque a ganache entre uma fatia e outra para "grudar" as camadas.

Deite a torre de bolos na travessa, corte o que sobrar e cubra tudo com a ganache. Se quiser, leve à geladeira para que o creme fique um pouco mais firme. Está pronto bolo fácil listrado. Ótima ideia para um café da tarde! 

_______________________________________________________________________

iG Delas

23 de setembro é o dia do sorvete e, para comemorar essa data, nada melhor do que aprender receita de sorvete, né?

Indispensável, saboroso e ideal para os dias mais quentes, o sorvete é tão gostoso que até ganhou um dia só para ele: 23 de setembro. E quem não gosta de apreciá-lo? Independentemente se a receita de sorvete for aqueles picolés dos mais simples até aqueles gelatos com mil e um acompanhamentos. O fato é que ele se torna irresistível de todas as formas. 

+ Aprenda a fazer receitas de pavê deliciosas

Uma receita de sorvete pode parecer simples, e realmente é em alguns casos. Mas que tal colocar essa delícia em diversos tipos de sobremesas diferentes para todos os gostos? Para comemorar esse dia mais que especial, separamos sobremesas em que o gelato aparece de diversas formas. Aprenda:

Milkshake de floresta negra

Receita de sorvete: 10 sobremesas para comemorar o dia mais saboroso do ano

Receita de sorvete: aprenda um delicioso milkshake de floresta negra

Foto: Divulgação


Só para deixar o milkshake de floresta negra ainda mais irresistível, usamos sorvete - mais precisamente duas xícaras de chá no sabor chocolate.

Essa delícia geladinha ainda conta com 15 cerejas em calda, 200 ml de creme de leite fresco, 10 morangos médios, meio litro de leite integral, açúcar refinado e duas colheres de sopa de chocolate granulado. É tanta coisa boa em uma receita só que não existe chance de não ficar bom.

Sanduíche de biscoito com sorvete e calda de chocolate

iG São Paulo

Não subestime o poder do micro-ondas: Filipe Nascimento ensina a preparar receitas sem acender o fogão

A coluna desta semana de Filipe Nascimento tem uma convidada especial: Paula, participante do "MasterChef Brasil". Além de entregar detalhes dos bastidores do programa culinário, eles preparam um prato rápido utilizado apenas o micro-ondas. A receita de hoje é frango com purê de ervilhas.

Micro Sobrevivência: frango com purê no micro-ondas com toque Masterchef

Paula%2C participante do 'MasterChef'%2C testa receita de frango no micro-ondas

Foto: Reprodução/Micro Sobrevivência


Micro Sobrevivência: aprenda a fazer tomate recheado no micro-ondas

O frango fica pronto em aproximadamente 8 minutos e você pode usar os temperos de sua preferência. Veja o papo de Filipe com Paula no vídeo e o passo a passo da receita abaixo:

1 lata de ervilha

folhas de hortelã

1 peito de frango

sal e azeite a gosto

Para começar, passe pelo mix a ervilha com as folhas de hortelã. Tempere com sal e azeite e reserve. Enquanto isso, corte o frango em pedaços, tempere e leve-os ao micro-ondas por 6 minutos. Se ainda estiver cru, cozinhe o frango por mais 2 minutos no micro-ondas.

Para servir, a sugestão é fazer uma "caminha" com o purê e colocar o frango por cima. Finalize com um fio de azeite.

Paula aprovou o prato de Filipe no vídeo e ainda contou uma curiosidade. Se o nosso colunista faz apenas comida no micro-ondas, a ex-MasterChef usa a máquina de lavar louças para cozinhar. Isso mesmo! No vídeo ela dá alguns detalhes dessa técnica para lá de inusitada.

Outras sugestões

Se você gosta do fogão, também pode fazer algumas receitas rápidas com frango como estrela do prato. Separamos uma listinha com pratos que ficam prontos em até 30 minutos. Veja abaixo:

Filé de frango empanado com corn flakes

iG São Paulo

Se você é amante de frutos do mar e não dispensa um peixe grelhado, aprenda a inovar com 10 receitas diferentes

Frutos do mar são uma delícia e deixam muitos com água na boca. O melhor é que eles podem estar presentes em diversas receitas: estrogonofe, massa, sopa, salada, entre outras. 

+ Masterchef - aprenda a fazer receitas com lula

Apesar de ser muito bom apreciar um peixe grelhado, um camarão alho e óleo e um salmão assado, que tal inovar e apostar em receitas diferentes com frutos do mar? Para te inspirar, separamos 10 pratos:

Coroa de arroz com lulas e tomate

10 pratos com frutos do mar

Para os amante de fruto do mar, nada melhor que um arroz com lulas

Foto: Arquivo


Base de qualquer refeição, o arroz é indispensável por muitos. Então, lá vai a dica: coroa de arroz com lulas e tomate. A receita é bem básica, fica pronta em uma hora e serve até 6 pessoas.

Gostou da ideia? Então separe o arroz, vinho branco seco, lulas já limpas, caldo de peixe, polpa de tomate, um pouquinho de açúcar e ciboulette picada. O sal e a pimenta do reino são a gosto.

Risoto de ostras